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Consultoria de imagem não é sobre moda

Se você acredita que consultoria de imagem é sobre moda eu preciso te mostrar que há um mundo de possibilidades envolvido no trabalho realizado por profissionais desta área de conhecimento. Mas se consultoria de imagem não é sobre moda, é sobre o que?


Antes de mais nada, é preciso compreender que moda é diferente de estilo. A moda está relacionada a um momento da sociedade, a uma forma de comunicação das pessoas em um determinado período de tempo, sendo expressa através das roupas, acessórios, ou seja, nossa vestimenta. A moda mudou e muda de acordo com o comportamento da sociedade. Podemos entender isso muito bem quando lembramos de como são as roupas em diferentes décadas. As tendências estão relacionadas à moda. Elas caracterizam muito bem o que se usa em um determinado período de tempo. Podem ser rápidas (microtendências) ou podem chegar a mais de 10 anos (macrotendências).






Por outro lado, o estilo está relacionado ao indivíduo, à sua personalidade, gostos, interesses, estilo de vida. Ele reflete-se em diferentes áreas da vida, desde a forma de se vestir até a forma de organizar e decorar sua casa.


O estilo é individual, enquanto a moda é coletiva. Ambos têm sua relevância, mas quando digo que a consultoria de imagem que desenvolvo não é sobre moda, pretendo ressaltar a importância do estilo ser o foco. Cada vez mais as pessoas têm buscado "estar na moda" sem saber o que isso significa ou mesmo sem compreender qual a relevância disso para sua vida. Em geral, esse comportamento produz um consumo maior do que o necessário e uma insatisfação em virtude das constantes mudanças que ocorrem, das tendências que aparecem e a eterna falta de algo que está nas vitrines mas não está no guarda-roupa.


É claro que a moda tem o seu lugar, ela é uma ferramenta que pode ser usada para ajudar uma pessoa a expressar seu estilo. Isso porque, para alguns perfis, estar alinhado às tendências é relevante. Em geral, pessoas que consideram moda como relevante gostam de estar antenadas em diferentes áreas, inovação, comunicação, decoração, dentre outras. Além disso, a moda pode ser usada estrategicamente como posicionamento social. Algo que precisa ser feito de forma intencional para não gerar um ruído de comunicação.


Aliado à questão de moda e estilo, é muito importante destacar que na consultoria, imagem não é sinônimo de "look". Neste campo de estudo, consideramos que a imagem é construída por três pilares: comportamento, comunicação e aparência. Na minha consultoria, incluo outros dois pilares, valores e identidade. Considero que eles são essenciais para que o trabalho desenvolvido esteja alinhado à personalidade de cada um e, consequentemente, seja capaz de gerar as soluções necessárias de forma permanente. Caso contrário, poderíamos incorrer no erro de criar um personagem, desenvolver uma imagem que não seria sustentada ao longo do tempo.


Se você está procurando uma profissional da área para te atender, sugiro que busque identificar se ela atende considerando essa complexidade (comportamento, comunicação, valores...), pois, infelizmente, há um grande número de consultoras que pairam pela superficialidade da profissão e muitas vezes reforçam a fama de "futilidade" que envolve o mundo da imagem, do estilo e da moda em si.



Beijos e até a próxima.

Gabi

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